Professor + Mudanças = RESISTÊNCIA

tumblr_moepiz9wjy1s7yj0go1_500

O sucesso de uma mudança radical em nossa educação e em nossas salas de aula, está em nossas mãos professores. Pois somos nós, que deveríamos ser os personagens que possibilitaríamos e oportunizaríamos essas novas mudanças.

Porém, somos tomados em nossa prática por uma necessidade de RESISTIR e de não querer MUDANÇAS e isso torna a nossa aula e as nossas ações a mesma de décadas atrás! Mas, o que vejo em minhas andanças, que esse  “bichinho” da RESISTÊNCIA tem afetado diretamente o estudante, pois ele sofre a frustração da aula sem significado, do aprender o que ele já sabe, do viver um dia após o outro preenchendo livros e cadernos os quais no final do ano muitas vezes irão para o lixo! E esse é o final de horas e horas de exercícios e quadro negro, avaliações e recuperações boletins e notas…o “lixo”.

E essa realidade é muito dolorosa para nós profissionais que podemos fazer da sala de aula o lugar das descobertas, o lugar onde EU educador, posso ME transformar E transformar os meus alunos naquilo que desejar…onde posso vê-los tornar-se juízes, engenheiros, médicos, ou simplesmente SER FELIZ!

Percebo que as horas que passamos em formações, para alguns e para mim mesma muitas vezes foram momentos de profunda “irritação” pois não queria estar ali, achando sempre que não precisava estar ali, que o que estava sendo dito eu já sabia e pensando “eles não sabem como é minha sala de aula”, e esse pensar fez de mim por muito tempo uma educadora limitada em algumas situações que poderia ter sido o máximo para os meus educandos.

A “resistência” para as novas possibilidades me faz perder a chance da mudança, pois acabo pensando na “prática” apenas na minha perspectiva e não da necessidade do educando,  e esse pensar muitas vezes faz com que minha prática fica estagnada, prejudicando o todo.

O antídoto para isso? Reconhecer  e Admitir.

Reconhecer que estou condicionada a essa prática, que resisto as mudanças e novas possibilidades de práticas inovadoras. Reconhecer que meus educandos merecem um educador que não tem medo de inovar, que os respeita intelectualmente, e que NÃO tem medo de se TRANSFORMAR todos os dias. E principalmente ADMITIR que preciso TENTAR, INSISTIR e nunca DESISTIR!

15821_10204128646390462_5595140235911603508_n(1) Mércia Martins – Coordenadora do Blog Educacional Território do Educar, Pedagoga do Colégio Conexão,  Assessora e Palestrante  da Maestro Assessoria Educacional.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s